sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Diabetes não controlada compromete a fertilidade

.........................................................................................

Parece estranha a relação entre os dois, mas é verdade. Uma mulher diabética não controlada pode ter mais chances de complicações na gestação e partos prematuros.
Ter um filho é melhor coisa do mundo e toda mulher que tem diabetes pode ser mãe.
O sistema reprodutivo para funcionar bem depende de um equilíbrio entre a mensagem hormonal e a performance dos órgãos reprodutores. Doenças crônicas não controladas, como o diabetes, podem impactar em dificuldades para gerar um bebê.
O diabetes tipo 2 geralmente está associado a obesidade e resistência à insulina. Essas duas condições chegam a causar deficiência hormonal na mulher, assim como ciclo menstrual irregular e infertilidade, por essas e outras razões que é importante o planejamento dessa gestação, assim como o acompanhamento médico de seu endocrinologista e obstetra.
Já o diabetes tipo 1, que normalmente acomete pacientes jovens, ocorre quando as células no pâncreas que produzem insulina são destruídas por anticorpos. Esse processo também pode se estender a outros órgãos endócrinos, incluindo os ovários, e impossibilitar a gravidez quando não tratada adequadamente.
Mas, não é só a mulher que enfrenta problemas em relação à sua fertilidade. Os homens também são afetados pela doença. Testes de DNA com espermatozóides de pacientes diabéticos demonstram maior quantidade de material defeituoso, que pode provocar a infertilidade masculina, principalmente quando o paciente não sabe que está diabético.
Conheço muitas mulheres diabéticas que realizaram o sonho de ter um bebê e não tiveram nenhum problema na gestação.
E você, sabia que uma mulher mesmo com diabetes pode levar uma gestação sem maiores problemas se a controlar e tiver um acompanhamento adequado? Abraço
Denis

Nenhum comentário: