sexta-feira, 30 de maio de 2008

DUABETES E O FUMO


Fumar é mortal. Aumenta o risco de uma congestão generalizada (pletora) que pode ocasionar diversas doenças, tais como ataque do coração, câncer, derrame. Porém quando junto com diabetes, fumar é como um soco em sua saúde.

Fumar contribui para um controle ineficiente da glicose no sangue, interferindo com o “timing”e efeitos da insulina. Também eleva o nível da glicose, o que também contribui para um pobre controle da diabetes.
Se você é diabético e fuma, corre o risco de desenvolver complicações relacionadas com a diabetes, mais do que os diabéticos não fumantes. Você está sujeito a ter um ataque do coração até 2 ou 4 vezes mais. Fumar aumenta em 50% os derrames, contrai as veias, o que pode piorar úlceras do pé. E mais, fumantes diabéticos aumentam o risco de neuropatia de 2 a 12 vezes, e de nefropatia (danos aos rins), em até 40%.

VOCÊ JÁ SABE QUE O FUMO CONTRIBUI PARA O ATAQUE DO CORAÇÃO, CÂNCER E DERRAME. MAS VOCÊ SABE O QUE ÊLE FAZ À DIABETE?

Os efeitos combinados do fumo e da diabete pode aumentar o risco de morte prematura em até 11 vezes, se compararmos com diabéticos não fumantes. O risco de morte prematura está relacionado com o tempo que a pessoa começou a fumar, mas ela pode diminuir esse risco, parando o quanto antes com o vício.

“NINGUÉM ME CONTOU”

Muitos acham que o médico os alertou energicamente para o problema, logo não é tão sério. Apesar da maioria dos médicos concordar que diabetes e cigarro não devem se misturar, somente metade dos pacientes dizem que os médicos alertaram para parar de fumar.

POR QUE?

A resposta está nas complexidades dos cuidados com a diabetes, as demandas dos sistemas de saúde, e com a falta de tempo. A diabetes é uma doença complexa, e que necessita um cuidado complexo. Há muitas coisas a serem discutidas nas consultas médicas. Você e seu médico devem discutir a respeito do seu tratamento, como usar os remédios, como monitorar a glicose no sangue, e como lidar com as complicações que surgirem. Se a consulta for muito curta, ela terminará antes que se entre no assunto do cigarro.
Se seu médico não discutiu à respeito do fumo com você, procure entrar no assunto. A maioria dos médicos ficará feliz em falar sobre o fumo e seus efeitos na diabete e na sua saúde. O mais importante, é que eles podem ajuda-lo (la) a parar. Logo, pergunte ao seu médico, ou médica a respeito do fumo e a diabete, peça ajuda para parar com esse vício.

OBSTÁCULOS PARA PARAR.

Talvez você se identifique com Mark Twain, que teria dito: “Parar de fumar? É fácil. Eu consegui centenas de vezes”. A boa notícia é que houve um grande progresso em pesquisas sobre os benefícios de parar de fumar, e sobre meios efetivos que ajudam os fumantes a parar.
Talvez você não sinta interesse em parar de fumar porque está “muito velho” e que o “estrago já foi feito”. Não é assim. Estudos recentes mostram que parar de fumar – especialmente para quem é diabético – beneficia a saúde, não importando a idade. Alguns benefícios, como não sofrer um ataque do coração ou reduzir as dificuldades respiratórias devido ao cigarro, começa logo que você parar de fumar.

TALVEZ VOCÊ TENHA MEDO DE ENGORDAR. APESAR DE SER VERDADE QUE ALGUMAS PESSOAS GANHAM ALGUM PESO QUANDO PARAM DE FUMAR, PARA A MAIORIA DOS FUMANTES O GANHO NÃO CHEGA A UNS QUATRO QUILOS E MEIO.

Talvez você tenha medo de engordar, mas ao parar de fumar, os benefícios para a saúde são tantos, que vale a pena ganhar alguns gramas. As mesmas técnicas que ajudam o controle de peso para a maioria da população, poderão ajuda-lo (la). Converse com seu médico sobre iniciar um programa de exercícios ou consultar um nutricionista para ajustar seus hábitos alimentares para evitar ganho de peso.

Além do medo de ganhar peso, o obstáculo mais comum para parar com o fumo, é o vício pela nicotina. Ùltimamente ficou evidente que as companhias do tabaco manipularam a quantidade de nicotina deixada em seus produtos com o objetivo de manter os fumantes presos a esse vício. Está cada vez mais claro o porque é difícil para muitos fumantes parar com esse hábito. Ainda assim, é possível parar mesmo que você fume muito, ou fumou por vários anos. O truque é querer parar de maneira correta e que satisfaça suas necessidades principais.

QUATRO SEGREDOS PARA PARAR DE FUMAR COM SUCESSO.

Há quatro maneiras essenciais para parar de fumar: ter a motivação certa, preparar um plano de ação, reajustar seu ambiente para o sucesso, e considerar alguma medicação. Para achar o melhor método, escolha uma ou mais opções de cada seção.

ACHE A MOTIVAÇÃO CORRETA.

1- Recorde a você mesmo (a) as principais razões para parar de fumar.
2- Guarde esse artigo e leia a primeira seção novamente.
3- Converse com seu médico, dentista e crianças sobre o que pensam do cigarro.
4- Escreva uma lista com os motivos porque deseja parar de fumar, e a carregue com você.

PREPARE UM PLANO DE AÇÃO ESPECÍFICO.

1- Estipule o dia e hora para largar o cigarro.
2- Corte pela metade a quantidade de cigarros que fuma, uma semana antes.
3- Tenha alternativas saudáveis para substituir o cigarro – chiclete sem açúcar, hortelã, ou um pedaço de canela.
4- Aumente o nível de seu exercício – ande quando sentir desejo intenso de fumar.

REAJUSTE SEU AMBIENTE PARA O SUCESSO.

1- Peça aos amigos, familiares e colegas de trabalho para não fumarem em sua presença.
2- Se afaste dos lugares em que costumava fumar, ou onde sabe que irá encontrar muitas pessoas fumando.
3- Faça apostas, ou agende um prêmio para você mesmo (a) após um dia, uma semana, e um mês após o início de ser um ex-fumante.
4- Contate algum grupo de suporte.
5- Procure algum programa grátis ou de baixo custo para parar de fumar.

CONSIDERE A NICOTINA OU OUTROS MEDICAMENTOS PARA PARAR DE FUMAR.

1- Use “patch” de nicotina ou chiclete junto com as dicas acima.
2- Consulte seu médico sobre a medicação.

O QUE VOCÊ PODE FAZER?

Há quatro passos essenciais para saber qual é o melhor método:

1- Primeiro, mantenha-se motivado, lembrando porque está parando de fumar e quais os benefícios que isso lhe trará.
2- Segundo, tenha um plano específico a seguir. Considere um plano ideal para você.
3- Arrume suas atividades e agenda para facilitar o seu afastamento dos cigarros, ou tenha muitas coisas a fazer ao invés de fumar, quando a vontade estiver muito forte.
4- Finalmente, não tenha medo de perguntar a respeito de alguma assistência técnica. Muitos acham que os substitutos de nicotina ou a prescrição de algum remédio que diminua os sintomas da vontade de fumar, são de grande ajuda. Quando esses medicamentos são prescritos pelo médico, os mesmos são considerados seguros e efetivos.

SE VOCÊ COMETER UM DESLIZE E FUMAR ALGUNS CIGARROS, OU NÃO FOR CAPAZ DE PARAR IMEDIATAMENTE, NÃO DESISTA.

Motivação contínua e suporte são essenciais para o sucesso de largar o fumo. Não fique perturbado (a) se errar. Reveja seu plano e considere adicionar ou modificar algumas estratégias. Mas não desista. Tendo consciência do porque é importante para de fumar, principalmente por ser diabético, você estará a caminho de se juntar a outras pessoas que conseguiram largar o fumo com sucesso.

fonte:
www.diabetes.com.br

Nenhum comentário: